Os Desafios da "Maioridade" da Cláusula Geral Anti- Abuso
ANÁLISE ESTÁTICA E DINÂMICA DO SEU ESTADO EVOLUTIVO
€15.00
€13.50
Save 10%
VAT included
DELIVERIES IN 2 TO 3 BUSINESS DAYS
CLOSED FOR HOLIDAYS
We will be closed from 21/12 to 03/01, orders will be dispatched from 04/01.
SAFE PAYMENT
Secure payments directly managed by banks. ATM, MBWay and Paypal available.
CUSTOMER SUPPORT
We are available to clarify all your doubts.
Resumo
O presente estudo versa sobre a Cláusula Geral Anti-Abuso, enquanto limite e requisito do planeamento fiscal, procedendo-se à identificação e análise dos problemas suscitados na sua aplicação.
No próximo ano, completa-se o décimo-oitavo aniversário desde a introdução no ordenamento jurídico-fiscal da (jovem) CGAA portuguesa.
Assim, por se encontrar à beira de atingir a "maioridade" jurídica, são várias as questões que merecem ser analisadas.
À luz do seu contexto evolutivo e dos resultados que vários ordenamentos jurídico-fiscais estrangeiros têm obtido com a introdução e aplicação de normas gerais anti-elisivas, pretende-se não apenas fazer um balanço dos primeiros anos de existência da CGAA, mas um exame que integre simultaneamente as perspetivas estática e dinâmica da CGAA, tendo por base os dados presentes e também as expetativas futuras de evolução deste instrumento.
Não se pretende com este trabalho encontrar respostas definitivas para as questões colocadas. De qualquer modo, avançam-se algumas diretrizes para uma reflexão crítica sobre as mesmas com exemplos práticos de (não-) aplicação da CGAA, esperando alertar o legislador fiscal e os intérpretes-aplicadores do Direito para a necessidade de um recurso comedido e contextualizado a este instrumento e dos riscos que daí decorrerão caso tal não seja observado.
Palavras-chave: Planeamento Fiscal; Cláusula Geral Anti-Abuso
9789726291114
Data sheet
- Publisher
- AAFDL EDITORA
- authors
- Pedro Menezes Cardoso
- Reference
- 9789726291114
- Pages
- 442
- Editing Place
- Lisboa (2017)