“Este livro, nascido de um esforço titânico, persistente e articulado de investigação da sua autora ao longo de muito anos, (...) surpreende por uma energia manifesta ao longo de todo o texto, que me parece justo poder designar como possuindo uma generosa vibração épica. (...)
Assim como Ulisses ansiava por regressar a Ítaca, mas teve de passar por uma década de deambulações e aventuras, cada uma delas com a sua trama específica, este livro revela-nos o sinuoso percurso das lutas pelos direitos humanos, colocando-nos no centro dos debates teóricos, mas também na proximidade de personagens de carne e osso que arriscaram a vida por aquilo que acreditavam serem os melhores valores. Não apenas para si, mas para a sua ideia de humanidade. A riqueza plena deste livro não permite atalhos. (...) O que está em causa é a urgência de uma verdadeira era de refundação dos direitos humanos.
Este livro já deu os primeiros passos nessa grandiosa caminhada.”
Viriato Soromenho-Marques, Do Prefácio
“O estudo de fundo de ângulo multissecular de Susana Mourato Alves-Jesus oferece uma visão abrangente e singular sobre o contributo da cultura portuguesa na sua articulação com as culturas e correntes internacionais para aquilo que podemos chamar uma história global dos Direitos Humanos. A extraordinária investigação que esta obra revela, além do que estabelece como análise e propostas interpretativas, é também importante pelas janelas que descerra, pelas portas que abre e pelos caminhos arroteia para novas possibilidades de pesquisa e projetos sobre o tema fascinante dos Direitos Humanos, como conquista inacabada, como utopia sempre em construção e em progressiva concretização.”
José Eduardo Franco, Do Posfácio