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Introdução à Economia Volume I - 4.ª Edição

INTRODUÇÃO E MICROECONOMIA

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Publica-se, em 2 volumes, a 4ª edição deste Manual (Vol. I- Introdução e Microeconomia; Vol. II- Microeconomia Aplicada e Macroeconomia).
Desde a publicação da edição anterior, sobrevieram dois eventos de proporções cataclísmicas para a actividade económica, e em particular para a saúde das variáveis macroeconómicas, em quase todos os recantos do planeta: 1) a Grande Recessão de 2007; 2) a Pandemia de 2020.
Estes magnos sobressaltos não passaram, nem passarão, sem deixar cicatrizes na própria ciência económica, destruindo, como o fazem, muitas convicções sobre o potencial de crescimento, de estabilidade, e até de auto-equilíbrio e de auto-regeneração, que tempos de maior acalmia e optimismo
foram sedimentando.
Por isso muitas coisas se lerão, nesta 4ª edição, que eram literalmente impensáveis nos tempos mais risonhos em que a anterior edição foi publicada.
Mas que isso não faça perder a esperança e o ânimo ao leitor.
Falaremos, nas páginas que se seguem, de uma ciência que, mais do que ter sobrevivido a muitas tempestades, foi formada nessas tempestades, como resposta urgente a algumas das angústias mais sérias com que, no meio dessas tormentas, nos temos defrontado colectivamente.
Em suma, conhecer-se a ciência económica, os seus temas, métodos, acervo teórico e relevância prática, nunca foi tão relevante, talvez mesmo tão urgente – pelas melhores razões, mas também pelas piores.
É essa familiarização com uma área inteira de conhecimento, ainda que a nível introdutório, que este Manual toma por sua missão.

VOLUME I
INTRODUÇÃO E MICROECONOMIA

Parte I – Introdução
Capítulo 1 – Conceitos Introdutórios
Capítulo 2 – O Modo de Pensar do Economista
Parte II – Microeconomia
Capítulo 3 – Interdependência e Trocas
Capítulo 4 – As Forças de Mercado
Capítulo 5 – A Intervenção do Estado no Mercado
Capítulo 6 – A Procura em Mercados Concorrenciais
Capítulo 7 – Teoria do Produtor
Capítulo 8 – Os Factores Tempo e Risco
Capítulo 9 – O Mercado Concorrencial
Capítulo 10 – Mercados de Concorrência Imperfeita

9789899091030

Ficha informativa

Editor
AAFDL EDITORA | IMPRENSA FDUL
Autor(es)
Fernando Araújo
Referência
9789899091030
Páginas
919
Local de Edição
Lisboa (2021)
Observações
4.ª Edição

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