search

Revista de Direito do Desporto Ano I N.º 1

12,50 €
Com IVA ENVIO EM 2 A 3 DIAS ÚTEIS
Quantidade

  PAGAMENTO SEGURO

Pagamentos seguros e geridos diretamente pelos bancos. Multibanco, MBWay e Paypal disponíveis.

  EXPEDIÇÃO GRATUITA A PARTIR DE 25€

Em encomendas de valor superior a 25,00€ | Entregas em 2 a 3 dias úteis

  APOIO AO CLIENTE

Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

AS PRIMEIRAS PALAVRAS

1. Nasce a Revista de Direito do Desporto (RDD), colocando um ponto final a uma incompreensível lacuna no panorama das publicações periódicas jurídicas e do estudo e desenvolvimento do Direito do Desporto em Portugal.
Tivemos a oportunidade de, com um grupo alargado de colegas, levantado e sustentado anterior publicação com o mesmo objeto, que foi publicada, ininterruptamente, desde 2003 a 2014, num total de 33 números, revista que se projetou no espaço jurídico nacional, recolhendo textos de académicos e de práticos e, do mesmo passo, oferecendo registos da atualidade normativa, da  jurisprudência – então com o foco nos tribunais estatais –, de documentos e notícias.
Razões exteriores à vontade dos fundadores, levaram ao desaparecimento dessa publicação, a que se seguiu um difícil período de busca de alternativa.

2. Chega, agora, o tempo da Revista de Direito do Desporto, colocando, outra vez, Portugal no patamar de tantos outros países onde, por vezes há muitos anos, existem revistas especializadas de Direito do Desporto e, por vezes, mesmo mais do que uma no mesmo país.
A RDD não é, contudo, uma herdeira natural da anterior publicação, embora com ela alcance o mesmo objetivo de preenchimento de uma lacuna.

3. Com efeito, estamos perante toda uma nova filosofia de construção de um espaço – de todos – dedicado ao estudo do Direito do Desporto – um ponto de contacto.
Pretende-se, em primeiro lugar, trazer, desde o início, a Academia a jogo.
Assim, foram endereçados convites a todas as escolas superiores públicas de Direito e ainda às duas escolas da Universidade Católica Portuguesa.
Dessa forma, a RDD apresenta um Conselho de Redação com docentes indicados por sete Escolas de Direito.
Seguindo este caminho, a RDD não só concretiza as intenções da Portugal Football School (da Federação Portuguesa de Futebol), no estabelecimento de laços fortes com as Universidades e suas escolas como, agora mirando o interesse imediato da RDD, com a participação dos docentes indicados alcança um qualificado representante da RDD nesse universo, potenciador de obtenção de contributos de docentes universitários e de alunos.
Por isto, é devido um vivo agradecimento a tais instituições e aos colegas que entenderam por bem aceitar este desafio.

4. Para a construção do conteúdo da RDD contribuem ainda, de maneira decisiva, um grupo de colegas que prestam serviço na Direção Jurídica da Federação Portuguesa de Futebol.
Este é mais um claro indício da entrega da Federação Portuguesa de Futebol a este projeto, ciente da relevância de uma leitura normativa do desporto e, em particular, do futebol.
Para além de todo o apoio concedido à edição da RDD, a Federação Portuguesa de Futebol, também por aquela via – empenhamento dos seus próprios recursos humanos –, é credora de um especial agradecimento.
Sem o seu apoio a RDD não seria, estou bem certo do que afirmo, uma realidade (e dotada de futuro).

5. As últimas palavras vão para a AAFDL – Editora e também, naturalmente, para Direção dessa associação de estudantes.
Desde o início desta construção, predominou a disponibilidade total, o entusiasmo e as relações bem abertas, simples e objetivas.
Também sem esta colaboração, a RDD não teria muita facilidade em nascer.

Um forte obrigado.

José Manuel Meirim
15 de janeiro de 2019


ÍNDICE

A ficha técnica
O estatuto editorial
O índice
As primeiras palavras
Os textos
# Diogo Oliveira - Guia Apostas desportivas online – regime jurídico do jogo online (RJO) & manipulação de competições desportivas
# Patrícia Franco - A cumplicidade na cessação do contrato de trabalho desportivo
# Vasco Cavaleiro - Sanção disciplinar por acordo: ecos de um processo abreviado
# Ricardo Grilo - As cláusulas “anti rival” e a sua adequação ao ordenamento jurídico-laboral (em especial no contexto desportivo)
As normas
As decisões
As leituras
As notícias e documentos

5606939009081

Ficha informativa

Editor
AAFDL / FPF PORTUGAL FOOTBALL SCHOOL
Autor(es)
Direção de José Manuel Meirim
Co-Autores
Diogo Oliveira Guia, Patrícia Franco, Vasco Cavaleiro, Ricardo Grilo
Referência
5606939009081
Páginas
140
Local de Edição
Lisboa (2019)

Também poderá gostar

Este website utiliza Cookies

Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing.

Cookies necessários
Os cookies necessários ajudam a tornar um website útil, permitindo funções básicas, como a navegação e o acesso à página para proteger áreas do website. O website pode não funcionar corretamente sem estes cookies.
Nome do cookie Fornecedor Objetivo Termo
PHP_SESSID dev.livraria.aafdl.pt Este cookie é nativo do PHP e permite que sites armazenem dados de estado serializados. Ele é usado para estabelecer uma sessão de usuário e para passar dados de estado por meio de um cookie temporário, comumente referido como um cookie de sessão. Sessão
PrestaShop-# dev.livraria.aafdl.pt Este cookie ajuda a manter as sessões do usuário abertas enquanto eles estão visitando um site, e os ajuda a fazer pedidos e muitas outras operações, como: data de adição do cookie, idioma selecionado, moeda usada, última categoria de produto visitada, produtos vistos pela última vez, identificação do cliente, nome, nome, senha criptografada, e-mail vinculado à conta, identificação do carrinho de compras. 480 horas
rc::a Google Este cookie é usado para distinguir humanos de robôs. Isso é benéfico para o site criar relatórios válidos sobre o uso de seu site. Persistente
rc::c Google Este cookie é usado para distinguir entre humanos e bots. Persistente
Cookies de desempenho
Cookies usados especificamente para coletar dados sobre como os visitantes usam um site, quais páginas de um site são visitadas com mais frequência ou se eles recebem mensagens de erro em páginas da web. Esses cookies monitoram apenas o desempenho do site à medida que o usuário interage com ele. Esses cookies não coletam informações identificáveis sobre os visitantes, o que significa que todos os dados coletados são anônimos e usados apenas para melhorar a funcionalidade de um site.
Cookies de estatística
Os cookies de estatística ajudam os proprietários de websites a entenderem como os visitantes interagem com os websites, recolhendo e divulgando informações de forma anónima.
Nome do cookie Fornecedor Objetivo Termo
collect Google Ele é usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo do visitante e seu comportamento. Rastreie o visitante em dispositivos e canais de marketing. Sessão
r/collect Google Ele é usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo do visitante e seu comportamento. Rastreie o visitante em dispositivos e canais de marketing. Sessão
_ga Google Registra um ID exclusivo que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. 2 anos
_gat Google Usado pelo Google Analytics para controlar a taxa de solicitação 1 dia
_gat_gtag_UA_* Google Usado para controlar a taxa de solicitação. 1 minuto
_gd# Google Este é um cookie de sessão do Google Analytics usado para gerar dados estatísticos sobre como você usa o site, que são removidos quando você fecha o navegador. Sessão
_gid Google Registra um ID exclusivo que é usado para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. 1 dia
Cookies de marketing
Os cookies de marketing são utilizados para seguir os visitantes pelos websites. A intenção é exibir anúncios que sejam relevantes e apelativos para o utilizador individual e, logo, mais valiosos para os editores e anunciantes independentes.
Nome do cookie Fornecedor Objetivo Termo
ads/ga-audiences Google Esses cookies são usados pelo Google AdWords para reconquistar visitantes que provavelmente se converterão em clientes com base no comportamento online do visitante nos sites. Sessão
fr Facebook Usado pelo Facebook para entregar uma série de produtos de publicidade, como lances em tempo real de anunciantes terceiros. 3 meses
NID Google Registra um ID exclusivo que identifica o dispositivo de um usuário recorrente. O ID é usado para anúncios direcionados. 6 meses
tr Facebook Usado pelo Facebook para entregar uma série de produtos de publicidade, como lances em tempo real de anunciantes terceiros. Sessão
VISITOR_INFO1_LIVE youtube.com Tenta estimar a largura de banda dos usuários em páginas com vídeos integrados do YouTube. 179 dias
YSC youtube.com Registra um ID único para manter estatísticas de quais vídeos do YouTube o usuário viu. Sessão
yt-remote-cast-installed youtube.com Armazena as preferências do player de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. Sessão
yt-remote-connected-devices youtube.com Armazena as preferências do player de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. Persistente
yt-remote-device-id youtube.com Armazena as preferências do player de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. Persistente
yt-remote-fast-check-period youtube.com Armazena as preferências do player de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. Sessão
yt-remote-session-app youtube.com Armazena as preferências do player de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. Sessão
yt-remote-session-name youtube.com Armazena as preferências do player de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. Sessão
_fbp Facebook Usado pelo Facebook para entregar uma série de produtos de publicidade, como lances em tempo real de anunciantes terceiros. 3 meses
Cookies de preferência
Os cookies de preferência permitem que um website memorize as informações que mudam o comportamento ou o aspeto do website, como o seu idioma preferido ou a região em que se você encontra.
Conteúdo não disponível