
Direito Administrativo I - Roteiro Prático, Jurisprudência e Exames 2.ª Edição
Direito Administrativo
ÍNDICE
Código dos Contratos Públicos
ANEXO I - Modelo de declaração
ANEXO II - Modelo de declaração
ANEXO III - Modelo de ficha
ANEXO IV (Revogado)
ANEXO V - Modelo de declaração
ANEXO VI - Modelo de declaração bancária
ANEXO VII - Especificações técnicas
ANEXO VIII (Revogado)
ANEXO IX - Lista de serviços de saúde, serviços sociais, serviços de ensino e outros serviços específicos
ANEXO X - Lista de serviços de saúde, serviços sociais e serviços culturais que podem participar em procedimentos reservados
ANEXO XI - Lista de atividades de construção civil
ANEXO XII - Modelos para a aceitação da jurisdição de centro de arbitragem institucionalizado
ANEXO XIII - Modelo de declaração de inexistência de conflito de interesses
ANEXO XIV - Recurso a catálogos eletrônicos no sistema de aquisição dinâmico e nos acordos-quadro
DIPLOMAS CONEXOS
NOTA INTRODUTÓRIA À 5.ª EDIÇÃO
Volvido um ano desde a 4.ª edição, dá-se à estampa uma nova edição da presente colectânea, à qual se acrescentou agora o regime que define o modelo de governação para a implementação da faturação eletrônica nos contratos públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 123/2018, de 28 de dezembro (cf. Diário da República, l.a Série, n.° 250, de 28 de dezembro de 2018, páginas 5960 a 5962), bem como a portaria que, em cumprimento do disposto no n.° 5 do artigo 299.°-B do Código dos Contratos Públicos, veio regulamentar os aspetos complementares da fatura eletrônica neste âmbito (cf. Portaria n.° 289/2019, de 5 de setembro, publicada no Diário da República, l.a Série, n.° 170, páginas 277 a 279). A redação do artigo 9.° do Decreto-Lei n.° 111-B/2017, de 31 de agosto, em sede de disposições preambulares, foi também alterada de acordo com as modificações introduzidas pelo referido Decreto-Lei n.° 123/2018.
Do mesmo modo, fez-se também refletir na Portaria n.° 57/2018, de 26 de fevereiro - que procedeu à regulação do funcionamento e gestão do denominado "Portal BASE" e à aprovação dos modelos de dados a transmitir a este Portal -, as alterações que lhe foram introduzidas pela Portaria n.° 284/2019, de 2 de setembro (cf. Diário da República, 1 .a Série, n.° 167, de 2 de setembro de 2019, páginas 52 a 63).
De registar, no entanto, que, tal como se advertiu na edição anterior, o bloco normativo constituído por este acervo de diplomas ainda não é autossuficiente, porquanto algumas parcelas do regime carecem de regulamentação adicional: é o caso do regime do Portal Nacional dos Fornecedores do Estado (sendo que os artigos 5.°, n.° 6 e 17.° do Decreto-Lei n.° 72/2018, de 12 de setembro, remetem expressamente para futuras portarias governamentais, que ainda não foram publicadas).
Neste quadro, aguarda-se que o legislador proceda à aprovação dos diplomas regulamentares necessários para dar plena exequibilidade a algumas disposições.
Espera-se, assim, que este livro possa (continuar a) constituir um instrumento útil de auxílio para todos quantos têm de consultar os diplomas mais relevantes em matéria de contratação pública.
A terminar, agradece-se uma vez mais à AAFDL a edição da obra.
Lisboa, Setembro de 2019
A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.
O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.
Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.
O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!
Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.
Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.
Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.