
Hipóteses e Materiais para a Disciplina de Direito da Família
Direito da Família e Sucessões
NOTA PRÉVIA
O dinamismo do Direito da Família obriga a nova edição, na qual se tem em conta diplomas subsequentes à edição anterior, como a Lei n.° 5/2017, de 2 de Março (regulação de responsabilidades parentais no caso de progenitores que não estavam casados ou casados e separados de facto, que passa a ser possível por mútuo acordo na conservatória); a Lei n.° 8/2017, 3 de Março (sobre estatuto jurídico dos animais); a Lei n.° 23/2017, de 23 de Maio (que altera a Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo); a Lei n.° 24/2017, de 24 de Maio (que altera o Código Civil, promovendo a regulação urgente das responsabilidades parentais em situações de violência doméstica); a Lei n.° 38/2018, de 7 de Agosto (sobre o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à protecção das características sexuais de cada pessoa); e a Lei n.° 49/2018, de 14 de Agosto (que cria o regime jurídico do maior acompanhado, eliminando os institutos da interdição e da inabilitação, previstos no Código Civil).
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
PARTE I - DIREITO DA FILIAÇÃO
Capítulo I - Constituição do vínculo de filiação
Capítulo II - Efeitos da filiação
Capítulo III - Extinção do vínculo de filiação
PARTE II - DIREITO TUTELAR
Capítulo I - Protecção de crianças e jovens em perigo
Capítulo II - O apadrinhamento civil
Capítulo III - Protecção dos idosos
PARTE III - DIREITO MATRIMONIAL
Capítulo I - Constituição do vínculo matrimonial
Capítulo II - Efeitos do casamento
Capítulo III - Extinção do vínculo matrimonial
PARTE IV - DIREITO CONVIVENCIAL
Capítulo I - Constituição da união de facto
Capítulo II - Efeitos da união de facto
Capítulo III - Cessação da união de facto
Capítulo IV - A convivência em economia comum
Capítulo V - Natureza jurídica da união de facto e da convivência em economia comum
Capítulo VI - União sem comunhão de habitação (LAT)?
Reflexão Final
A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.
O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.
Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.
O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!
Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.
Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.
Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.