

APRESENTAÇÃO
É com subida honra e não menos emoção que damos à estampa a Obra Coletiva O Direito à Verdade, à Memória e ao Esquecimento no âmbito das publicações Interpretatio Prudentium do Centro de investigação de Teoria e História do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com Edição pela Associação Académica que assim se junta a este apelo de responsabilidade universitária no estudo e divulgação de um dos temas mais importantes da atual reflexão jurídica sobre os direitos das pessoas, dos povos, da Humanidade.
A Obra é constituída pelos textos das conferências proferidas no Hotel Cosmopolitan em Civitanova Marche - Itália, em 17 e 18 de Novembro de 2016, no âmbito das IV Jornadas Internacionais da Cátedra UNESCO Diritti Umani e Violenza: governo e governanza" com o tema Direito à Verdade, à Memória e ao Esquecimento. A sua publicação em Lisboa só é possível porque os coordenadores científicos das Jornadas, num gesto que registamos e agradecemos, autorizou que assim fosse.
ÍNDICE
Apresentação
Eduardo Vera-Cruz Pinto
História do Direito, Verdade Jurídica e Memória: para uma outra jurishistoriografia
Evani Zambon Marques da Silva
A Indevida Exposição da Criança ao Mundo Virtual
Arianna Alpini
Scienza e diritto: quale verità?
Fernando Netto Boiteux
Direito à Verdade na Atividade Empresarial: uma perspectiva constitucional
Elza Antónia Pereira Cunha Boiteux
Veracidade e mentira no contexto democrático
Mónica Herman Caggiano
TRANSPARÊNCIA Elemento estruturante das democracias.
Umberto Celli
II Diritto alia Verità nell'ottica dei Diritto Intemazionale: il caso brasiliano
Gabriele Della Morte
Le problematiche giuridiche emergenti nella punizione delle condotte di negazionismo
Marco Antonio Marques da Silva
Direito ao esquecimento - posicionamento jurisprudencial brasileiro
Marcello Flores, Università di Siena
Verità storica, memoria e giustizia: un intreccio problemático
Alessandro Hirata
Entnazifizierung: tra la memoria e l'oblio dell'ideologia nazionalsocialista
Agostina Latino
Dalla giustizia retributiva alia giustizia riparativa: le Commissioni di verità e riconciliazione quali epitomi di una giustizia senza benda e senza spada
Enzo Maria Le Fevre
Ética ed estetica dei Diritto alia Verità
Nelson D. Marcionni
La construcción dei Derecho a la Verdad: el caso de la República Argentina
Silvia Mazzo
La Vergangenheitsbewãltigung - il diritto a superare la memoria dei passato
Luigi Montuori
Il diritto all'oblio nell'esperienza italiana: guardando al nuovo regolamento europeo sulla protezione dei dati personali
Cíntia Rosa Pereira de Lima
La dinamicità dei diritto all'oblio e il pericolo delia sua non flessibilità secondo l'orientamento dei Supremo Tribunale Federale brasiliano
Stefano Pigliapoco
La Fragilità Della Memoria Digitale
Roberto Esposito
"Verità fiscale" e giusto procedimento tributário
A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.
O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.
Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.
O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!
Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.
Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.
Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.