• Análise Económica da Responsabilidade Civil Médica
Análise Económica da Responsabilidade Civil Médica

Análise Económica da Responsabilidade Civil Médica

17,50 €
14,00 € Poupa 20%
Com IVA | ENTREGAS: 1 A 3 DIAS UTÉIS (EM REGRA)
Quantidade

 

Resumo

A responsabilidade civil médica é uma área específica da responsabilidade que exige o contributo de múltiplos ramos do saber, entre os quais o Direito, a Economia e a Medicina.
O estudo multidisciplinar nesta área não é novo. No entanto, a utilização de raciocínios económicos na explicação ou resolução de problemas de responsabilidade médica é, ainda, pouco frequente.
O presente texto procura, assim, sondar as motivações económicas subjacentes a essa responsabilidade e, nesse contexto, aquilatar da validade e potencialidades de várias alternativas.
Para aquela avaliação serão trazidos à colação, sem preconcepções, contributos tidos por úteis provenientes de juristas, médicos ou economistas.
A Análise Económica do Direito pode assumir-se como uma plataforma privilegiada de confluência de ideias de reforma, jurídica e não só, das relações entre prestadores e pacientes, e também das condições que, a montante e a jusante, moldam aquelas relações.

ÍNDICE GERAL

I – INTRODUÇÃO
II – A ANÁLISE ECONÓMICA DA RESPONSABILIDADE CIVIL
III – A ESPECIFICIDADE DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA
IV – AS FALHAS DA MUTUALIZAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO
V – PROPOSTAS DE REFORMA DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA
VI – O BINÓMIO INDEMNIZAÇÃO-INCENTIVOS
VII – LINHAS PARA A REFORMA DA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA
VIII – CONSIDERAÇÕES FINAIS

9789726290698

Ficha informativa

Editor
AAFDL | LISBON LAW EDITIONS
Autor(es)
Miguel Carlos Teixeira Patrício
Referência
9789726290698
Páginas
494
Local de Edição
Lisboa (2017)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo. 

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora. 

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito. 

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos! 

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem. 

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa. 

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.