• Posse e Detenção
Posse e Detenção

Posse e Detenção

6,50 €
5,85 € Salvar 10%
Impuestos incluidos ENTREGA: 1 A 3 DÍAS LABORABLES (EN REGLA)
Cantidad

 

NOTA PRÉVIA

O opúsculo que agora se edita tem um propósito essencialmente didático, visando apoiar o estudo da matéria da posse, uma vez que a docência em aulas práticas, durante vários anos, da disciplina de Direitos Reais, tem revelado especiais dificuldades dos alunos na sua assimilação, derivadas porventura do elevado teor de abstração de que se reveste o instituto possessório.
Deste modo, a pesquisa concentra-se na análise de noções básicas da teoria da posse, conferindo atenção especial ao carácter normativo do conceito de corpus, explicando o seu significado enquanto critério de distinção em relação à mera detenção e insistindo na suscetibilidade de os respetivos poderes serem exercidos por intermédio de outrem. São igualmente examinadas as diversas teorias sobre o animus, assim como a actual solução legislativa, avaliando criticamente a sua proficiência. Depois de apreciadas as hipótese legais de detenção, designadamente, o artigo 1253°, alínea a) e de se determinar o correspondente campo de aplicação, a investigação termina com o apuramento das conclusões que se nos afiguram adequadas.
Espera-se que a razão de ser do presente contributo se cumpra, auxiliando o trabalho dos estudantes na compreensão de um instituto dotado simultaneamente de grande riqueza teórica e de importância fundamental na vida jurídica quotidiana.

Lisboa, Setembro de 2015
Rui Paulo Coutinho de Mascarenhas Ataíde

ÍNDICE

Nota prévia

CAPÍTULO I A estrutura da posse
1. A delimitação do problema

Secção I - O corpus
2. O conceito de corpus. Conteúdo e configuração
3. Exercício direto e indireto do corpus

Secção II O animus
4. O animus. Os diferentes significados
5. A solução do Direito português. Respostas doutrinárias e apreciação crítica
5.1. A teoria dos atos facultativos
5.2. A teoria da intenção declarada
5.3. A teoria da causa. As respostas atuais

CAPÍTULO II As situações de detenção
6. Orientação adotada
6.1. O exercício do poder de facto sem intenção de agir como beneficiário do direito
6.2. Os actos de mera tolerância
6.3. O exercício da posse em nome alheio
7. Conclusões. O corpus como critério de distinção entre a posse e a detenção

Bibliografia

5606939008442

Ficha de datos

Editor
AAFDL EDITORA
Autor(es)
Rui Paulo Coutinho de Mascarenhas Ataíde
Referencia
5606939008442
Páginas
62
Local de Edición
Lisboa (2015)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.