
Direitos Humanos Universais: Questões Práticas
Direito Internacional Público
O livro Direito Internacional Público e ordem jurídica global do século XXI foi pensado e elaborado para ser uma ferramenta de estudo. Este é um livro de ensino da disciplina de Direito Internacional Público que, em função da sua estrutura e dos conteúdos que integra, se dirige aos alunos da licenciatura e do mestrado dos cursos de Direito e de Relações Internacionais.
O Direito Internacional Público é o estatuto jurídico da comunidade internacional, na sua dimensão global e transestadual. Comparado com o direito interno dos Estados ou da União Europeia, somos tentados a concluir que o Direito Internacional vive sem legislador, sem polícia e sem juiz. Desafiado pelos graves atropelos da lei internacional resultantes do uso da força e da violação dos direitos humanos, como poderá o Direito Internacional ultrapassar a pertinência da questão existencial a respeito da sua efectividade como ordem jurídica? Ao jusinternacionalista, exige-se que identifique a regra aplicável, mas também que justifique a sua natureza de norma jurídica. Neste sentido, contrariando a aparência da lei do mais forte, o fundamento do Direito Internacional é social, contratual e racional: os Estados e demais sujeitos internacionais cumprem porque devem e não porque querem.
Plano da obra
Prefácio
Parte Primeira
A ordem jurídica global: fundamentos
- Capítulo 1 - A identidade do Direito Internacional Público
- Capítulo 2 - Fontes do Direito Internacional Público
- Capítulo 3 - Normas internacionais e eficácia na ordem jurídica portuguesa
- Capítulo 4 - Sujeitos do Direito Internacional Público
Parte Segunda
A ordem jurídica global: procedimentos de tutela dos direitos e deveres
- Capítulo 5 - A solução pacífica das controvérsias internacionais
- Capítulo 6 - Proibição do uso da força e procedimentos de segurança colectiva internacional
- Capítulo 7 - A responsabilidade internacional
- Capítulo 8 - A protecção internacional e europeia dos Direitos Humanos
A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.
O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.
Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.
O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!
Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.
Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.
Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.