O Novo Código de Processo Civil e o Processo do Trabalho

NOTA PRÉVIA

A obra que ora se publica reúne comunicações dos prelectores desses Seminários, que versam temas tão diversos como o sentido da autonomia do processo do trabalho em face do processo civil, as incidências do novo Código do Processo Civil no processo laboral declarativo comum, os procedimentos cautelares laborais e o problema da inversão do contencioso, a acção especial de impugnação judicial da regularidade e licitude do despedimento, os processos laborais especiais em matéria de acidentes de trabalho, em matéria de tutela dos direitos de personalidade e em matéria de protecção da igualdade e não discriminação, bem como a nova acção para reconhecimento da existência de um contrato de trabalho, e ainda o regime dos recursos em face do novo Código do Processo Civil. Aos prelectores que, para além da preparação das respectivas comunicações, tiveram ainda o trabalho de preparar os textos que seguem, deixamos uma nota de profundo reconhecimento.

ÍNDICE

Tem o direito processual do trabalho princípios próprios?
– Maria do Rosário Palma Ramalho

Incidências do novo Código de Processo Civil no processo do trabalho em especial no processo declarativo comum
– Pedro Madeira de Brito

Implicações do código de processo civil de 2013 nos procedimentos cautelares laborais: em especial, a inversão do contencioso
– Isabel Alexandre

Procedimentos cautelares laborais e a articulação com o novo código de processo civil: em especial, a inversão do contencioso
– Marco Carvalho Gonçalves

A ação especial de impugnação judicial da regularidade e licitude do despedimento: um balanço jurisprudencial da sua aplicação
– Filipe Fraústo da Silva

Processos emergentes de acidente de trabalho É necessário rever a tramitação?
– Albertina Aveiro Pereira

As ações para a impugnação da confidencialidade, tutela da personalidade do trabalhador e da igualdade e não discriminação em função do sexo
– David Carvalho Martins

As perplexidades geradas pela ação especial de reconhecimento da existência de contrato de trabalho
– Viriato Reis

Recursos no processo do trabalho: justifica-se um regime especial?
– António Santos Abrantes Geraldes

5606939008688

Data sheet

Publisher
AAFDL EDITORA
authors
Coordenação de Maria do Rosário Palma Ramalho, Teresa Coelho Moreira
Reference
8688
Pages
208
Editing Place
Lisboa (2016)
Comments
Estudos APODIT 2

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.

You might also like