Textos Dispersos de Direito do Ambiente - Volume IV

22,00 €
19,80 € Poupa 10%
Com IVA | ENTREGAS: 1 A 3 DIAS UTÉIS (EM REGRA)
Quantidade

 

NOTA PRÉVIA

Já se passaram quatro anos desde o último (o terceiro) volume destes Textos dispersos de Direito do Ambiente. A razão deste lapso não se explica por falta de escrita, antes radica na necessidade de abrir espaço editorial para outros textos (de Direito Administrativo) e também para a primeira edição da Introdução ao Direito do Ambiente, espinha dorsal do meu sistema de ensino de Direito do .Ambiente.
Os textos que agora se publicam conjuntamente são fruto de uma escolha, em que prevaleceram textos em co-autoria sobre textos de autoria individual. A co-autoria vem ganhando especial importância para mim, pelo diálogo científico que implica. Neste livro, esse diálogo fica espelhado em três momentos, dois partilhados com orientandos (a doutoranda Heloisa Oliveira e o ex-orientando e já mestre Luís Batista), e um com um colega e amigo, Doutor José Eduardo Figueiredo Dias. Aos três o meu renovado agradecimento pelo valioso contributo que me ofereceram.

A ordem de apresentação dos textos é cronológica.

ÍNDICE

1. Uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma: duplo eixo reflexivo em tema de biodiversidade
2. E um dia a falésia veio abaixo... Risco de erosão da orla costeira, prevenção e responsabilização (em co-autoria com Heloísa Oliveira)
3. A responsabilidade civil extracontratual das entidades públicas e a responsabilidade civil por dano ecológico: sobreposição ou complementaridade?
4. As contra-ordenações ambientais no quadro da Lei 50/2006, de 29 de Agosto: Considerações gerais e observações tópicas
5. A idade da incerteza: reflexões sobre os desafios de gerenciamento do risco ambiental
6. Notas reflexivas sobre sistemas de gestão ambiental (em co-autoria com José Eduardo Figueiredo Dias)
7. Por mares nunca de antes navegados: gestão do risco e investigação científica no meio marinho
8. Consumo sustentável: ter ou ser, eis a questão
9. A biodiversidade à mercê dos mercados? Reflexões sobre compensação ecológica e mercados de biodiversidade (em co-autoria com Luís Batista)
10. A dinâmica da Declaração de Impacto Ambiental (e da decisão de conformidade do RECAPE)

5606939007995

Ficha informativa

Editor
AAFDL EDITORA
Autor(es)
Carla Amado Gomes
Referência
7995
Local de Edição
Lisboa (2014)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo. 

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora. 

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito. 

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos! 

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem. 

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa. 

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.

Também poderá gostar