• Pelos Caminhos Jurídicos do Ambiente - Verdes Textos I
Pelos Caminhos Jurídicos do Ambiente - Verdes Textos I

Pelos Caminhos Jurídicos do Ambiente - Verdes Textos I

22,50 €
18,00 € Poupa 20%
Com IVA | ENTREGAS: 1 A 3 DIAS UTÉIS (EM REGRA)
Quantidade

 

PREFÁCIO

É com grande e sincera alegria que vejo dar à estampa estes Verdes Textos I, do Dr. Tiago Antunes. Não apenas pela importância que a sua publicação representa para a consolidação do estudo do Direito do Ambiente junto dos novos autores da Faculdade de Direito de Lisboa, como também pela satisfação de ver condensado num livro o trabalho de alguém que muito admiro cientificamente e muito estimo pessoalmente.

Como o Tiago afirma na Nota Prévia, a nossa relação iniciou-se há alguns anos, nas salas de aulas práticas, na disciplina de Direito do Ambiente, que lecionei sob a regência do Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva. Já então se adivinhava um jurista com qualidades de exceção e, sobretudo, um espírito livre. Na Academia, os consensos incomodam, devendo buscar-se o contraditório científico, o debate que levanta o véu das "verdades estabelecidas", a desconstrução e eventual reconstrução das teorias dadas. Construímos uma frutuosa relação de diálogo respeitoso mas nunca reverente ou conformista. É verdade que discordamos em premissas e por vezes em resultados - mas concordamos sempre no tom e na admiração mútua.

Os textos cobrem um leque variado de dimensões da problemática ambiental e denotam uma progressiva especialização em torno da questão do mercado de carbono, tema de doutoramento do Tiago. Cinco deles são fruto de intervenções em conferências por nós organizadas na Faculdade de Direito, sob a égide do Instituto de Ciências Jurídico Políticas, que tem sabido acolher e dar suporte à nossa vontade de dinamizar o estudo do Direito do Ambiente. Um outro - O ambiente no Tratado de Lisboa: uma relação sustentada — constitui para mim uma referência especial, por ser o nosso primeiro texto em co-autoria formal, culminando uma longa série de trabalhos meus que mereceram ao Tiago leitura atenta e crítica certeira, que nunca é demais agradecer.

Stay gold, Tiago. Que este primeiro volume seja o primeiro de muitos, para proveito dos estudiosos do Direito do Ambiente. Quanto ao mais, a obra fala por si.

Lisboa, Janeiro de 2014
Carla Amado Gomes

5606939007803

Ficha informativa

Editor
AAFDL EDITORA
Autor(es)
Tiago Antunes
Referência
5606939007803
Local de Edição
Lisboa (2014)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo. 

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora. 

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito. 

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos! 

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem. 

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa. 

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.