• Jurisprudência: Cunha Rodrigues - Comentários
Jurisprudência: Cunha Rodrigues - Comentários

Jurisprudência: Cunha Rodrigues - Comentários

€17.50
€15.75 Save 10%
VAT included | DELIVERIES: 1 TO 3 WORKING DAYS (IN RULE)
Quantity

 

DO PREFÁCIO

Eduardo Paz Ferreira

Qualquer homenagem ao Conselheiro José Narciso da Cunha Rodrigues está, à partida, condenada a ser uma tarefa incompleta. Magistrado brilhante e jurista insigne, o Conselheiro Cunha Rodrigues há muito que nos habituou a abordagens lúcidas e ponderadas, pautadas por conhecimentos e interesses que se estendem pelos mais vastos domínios, e enquadradas numa absoluta dedicação às causas do Direito e da Justiça.

A continuação dessa infatigável dedicação, que levou, em 2001, à publicação duns primeiros Estudos em Homenagem a Cunha Rodrigues, justifica agora que se atualize e complete a mais que merecida homenagem, à luz dos seus distintos contributos verificados desde então.

Com efeito, se, no início do milénio, num momento em que terminara o exercício de 16 anos de funções como Procurador-Geral da República, se podia já escrever que o Conselheiro Cunha Rodrigues se tornara numa "referência incontornável no meio jurídico, pelo saber, rigor e determinação com que pôs de pé um modelo de organização judiciária e pelo inestimável contributo que deu ao direito e à justiça portugueses"¹, forçoso é reconhecer que, desde então, o seu nome se afirmou, ainda mais, como uma referência incontornável em toda a União Europeia.

Veterano de profundas reformas judiciárias e jurídicas em Portugal, e já com um distinto percurso na magistratura internacional, na área dos direitos humanos, colaborador incansável com a academia e autor prolífero, o Conselheiro Cunha Rodrigues aceitou, em 2000, o desafio de assumir as funções de Juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia.
_______

¹ FIGUEIREDO DIAS, J., CABRAL BARRETO, I., PIZARRO BELEZA, T., PAZ FERREIRA, E. (coords.), Estudos em Homenagem a Cunha Rodrigues, Coimbra Editora, 2001, Vol. 1, p. 3.

5606939007384

Data sheet

Publisher
AAFDL EDITORA
authors
Eduardo Paz Ferreira, Maria Luísa Duarte e Miguel Sousa Ferro (organizadores)
Reference
5606939007384
Editing Place
Lisboa (2013)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.