Jurisprudência Selecionada de Teoria Geral do Direito Civil I

Princípios Fundamentais, Pessoas, Bens e Exercício Jurídico

Quantity

 

A presente colectânea tem por finalidade dar a conhecer aos alunos de Teoria Geral do Direito Civil um conjunto de acórdãos onde se suscitaram questões jurídicas essencialmente relacionadas com esta disciplina.
Através do estudo de casos da vida real relacionados com a Teoria Geral do Civil, possibilita-se ao aluno um ensino mais prático de uma disciplina que - desde já se chama a atenção -, como o próprio nome indica, tem muito de teórica. Procura-se, assim, que desde o primeiro ano do curso de Direito, os alunos se apercebam, por um lado, da importância dos conhecimentos que só mais tarde irão ser integralmente postos em acção, e por outro, se sintam mais interessados em aprender o Direito.

Título I – Princípios Gerais do Direito Civil
Título II – As Pessoas
Capítulo 1 – As pessoas singulares
Capítulo 2 – As pessoas colectivas
Título III – Os Bens
Título IV – O Exercício Jurídico
Capítulo 1 – Situações jurídicas, relações jurídicas e direitos subjectivos
Capítulo 2 – A representação
Capítulo 3 – O tempo e a estabilização das situações jurídicas

5606939006035

Data sheet

Publisher
AAFDL
authors
Tiago Soares da Fonseca
Pages
460
Editing Place
Lisboa (2007)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.