História do Pensamento Jurídico - Leituras Complementares

15,00 €
13,50 € Poupa 10%
Com IVA | ENTREGAS: 1 A 3 DIAS UTÉIS (EM REGRA)
Quantidade

 

As Leituras Complementares que se apresentam resultam de uma necessidade sentida na cadeira de História do Pensamento Jurídico, disciplina semestral ministrada no 2.º ano da licenciatura em Direito.
Desde o início da leccionação que a equipa da cadeira se tem mantido coesa, razão que justificou a redação destas Leituras a duas mãos, na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas aulas teóricas e em sede de aulas práticas. Esperamos, assim, que os nossos alunos possam aproveitar esta obra, e que a mesma os auxilie nas matérias da História do Pensamento Jurídico.

Índice

I - Enquadramento
Abreviaturas Utilizadas
Introdução
Programa da unidade curricular

II – Estrutura
Tópico 1 - O pensamento jurídico como área do conhecimento
Tópico 2 - Humanismo jurídico
Tópico 3 - A escola peninsular do direito natural e a escola racionalista do direito natural
Tópico 4 - Iluminismo e jusracionalismo
Tópico 5 - Ciência da legislação e codificação
Tópico 6 - Humanitarismo jurídico
Tópico 7 - O ensino do direito
Tópico 8 - A idade contemporânea
Tópico 9 - A Escola da exegese. A escola histórica. A escola do direito livre. O positivismo legalista. A jurisprudência dos interesses
Tópico 10 - O movimento da codificação. O Direito Privado em especial

9789726296249

Ficha informativa

Editor
AAFDL EDITORA
Autor(es)
Míriam Afonso Brigas, Jorge Veiga Testos
Referência
9789726296249
Páginas
170
Local de Edição
Lisboa (2021)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo. 

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora. 

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito. 

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos! 

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem. 

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa. 

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.