Recordando a Comissão Constitucional
Direito Constitucional e Ciência Política
Perguntas que muitos fazem continuam sem resposta clara: são os populismos perigosos ou mesmo letais para a democracia? Como enfrentá-los e assegurar uma vida democrática sã, admitindo que não o é se dominada ou condicionada por partidos, movimentos, líderes ou agendas populistas?
Não obstante a ausência de respostas perentórias e irrefutáveis, parece poder afirmar-se que o populismo, em doses controladas, é um sub-produto da própria vida democrática e da democracia partidária. Todavia, se praticado em doses elevadas, seja ocasional ou reiteradamente pelos partidos mainstream, seja por partidos políticos antisistema, o populismo contém germes que contribuem para a diminuição da qualidade da democracia e pode ter efeitos perniciosos na vida coletiva.
No presente volume analisa-se a situação de vários Países e regiões onde pontificam relevantes partidos, movimentos e personalidades populistas e testam-se algumas tentativas de resposta para estas interrogações.
A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.
O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.
Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.
O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!
Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.
Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.
Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.