• O Direito da Cultura e do Património Cultural
O Direito da Cultura e do Património Cultural

O Direito da Cultura e do Património Cultural

Cantidad

  • Entrega gratuita em Portugal a partir de 25€ Entrega gratuita em Portugal a partir de 25€

Da nota prévia

“Os textos que se reúnem neste livro constituem as versões desenvolvidas das intervenções dos autores no Curso de Pós-Graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural promovido pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa, no ano lectivo de 2009/2010. Deixa-se aqui um agradecimento ao Secretariado do Curso e muito principalmente à Dra. Telma Oliveira, o empenho com que se ocupou da organização e o apoio que facultou aos coordenadores, oradores e participantes no Curso.
Incidindo sobre várias dimensões de um objecto social em constante mutação e revelando um tratamento plurifacetado e interdisciplinar de um objecto jurídico complexo, os textos que aqui se publicam revelam a multiplicidade de leituras que a Cultura sugere. Desde a perspectiva mais ampla, de manifestação da criatividade e sensibilidade humana, à perspectiva mais restrita, de cultura enquanto expressão simbólica corporizada num bem móvel ou imóvel, os textos pretendem abrir portas à reflexão sobre um universo jurídico rico e pouco explorado. É, de resto, esta dimensão de Direito da Memória que justifica a escolha da fotografia de capa, numa evocação simultânea do património monumental português e de um monumento literário como o Memorial do Convento, em ano da morte de José Saramago.
A multiplicidade de problemas abordados impede um agrupamento temático dos textos. Optou-se, assim, por um critério estritamente objectivo: o alfabético (pelo primeiro nome do autor).”





6837

Ficha de datos

Editor
AAFDL
Autor(es)
Carla Amado Gomes e José Luís Bonifácio Ramos (Org.)
Referencia
6837
Páginas
506
Local de Edición
Lisboa (2011)

A AAFDL Editora nasceu no mundo académico com o propósito de servir o mundo jurídico no seu todo.

O sentido de crescimento da Editora tem vindo a ditar novas regras, porque nos dias que correm já não olhamos só para dentro da Faculdade onde estamos situados, mas também olhamos para fora.

Nos últimos anos tem havido o atento cuidado de expandir os horizontes na Editora, procurando a produção de obras científicas por mais autores que não só docentes, com a finalidade de que as nossas obras possam servir não só a alunos, mas também a advogados, solicitadores, autarquias e todos os outros agentes do mundo do Direito.

O nosso slogan: ‘’Há mais de 100 anos a editar o futuro’’, é característico daquilo que somos e representamos. Sabemos de onde vimos, sabemos onde estamos e sabemos para onde vamos!

Os Autores que escolhem a nossa Editora enquanto sua, escolhem-na porque veem nesta Editora a jovialidade que é característica, mas, para além disso, percebem o sentido de responsabilidade que existe entre todos aqueles que a dirigem.

Sempre estivemos situados na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, parecendo que não, essa é uma grande vantagem que temos em relação a qualquer outra Editora. Este fator diferenciador permite-nos chegar mais facilmente aos autores e aos alunos e permite-nos, ainda, ter uma livraria principal na Faculdade de Direito de Lisboa.

Esta enorme rede de distribuição permite-nos chegar a uma rede alargada de Juristas.